O QUE COMER PARA FICAR FORTE

A anemia é uma doença causada pela falta de sanguy también ou pela diminuição dos glóbulos vermelhos e hemoglobina, quy también são responsáveis pelo transporte do oxigênio para distintos órgãos y también tecidos do organismo.

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Assim, como há diminuição da quantidade dy también oxigênio circulante, podem ser notados diferentes sintomas, como fadiga, cansaço, fraqueza, palidez y también náuseas, podendo ser tratada com comestibles e ajustes na dieta.

Os comestibles que curam a anemia são os ricos em ferro, já quy también o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, quy también é o componente responsável pelo transporte de oxigênio pelo corpo. Dessa forma é importante consumir comestibles fontes dessy también mineral, como fígado, carne vermelha ou feijão, além de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango na mesma refeição, pois assim é possível melhorar a absorção de ferro a nível intestinal.


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1. Carnes

As carnes vermelhas contêm grandy también quantidady también dy también ferro e vitamina B12, e por isso devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia. As carnes brancas também contêm ferro, porém em menor quantidade, e, por isso, pode-sy también alternar entre um dia dy también carne vermelha e outro dy también carne branca como frango ou peru.


2. Rins, fígado ou coração dy también galinha

Algumas partes concretas da carnes, como os rins, fígado e coração dy también galinha também contêm muito ferro y también vitamina B12 y también devem ser consumidos dy también uma forma saudável, grelhados ou cozidos, mas não todos os dias.

3. Pão de cevada ou integral

O pão de cevada y también o integral contêm um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

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4. Vegetais escuros 

Vegetais como salsa, espinafre ou rúcula além dy también serem ricos em ferro, são também uma fonty también dy también cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Assim, uma boa forma de os emplear é adicionando-os a saladas ou sopas.

5. Beterraba

Devdesquiciado ao alto teor em ferro, a beterraba também é ótima para combater a anemia. Uma boa forma dy también a emplear é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente. Veja como fazer suco dy también beterraba.

6. Feijão preto

O feijão preto é rico em ferro, mas para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição dy también feijão preto, com suco de frutas cítricas por exemplo, porque estas fsendas são ricas em vitamina C que melhora a absorção do ferro.

7. Frutas com vitamina C

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, quy también é muito importante para potencializar a absorção do ferro presenty también nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonty también dy también vitamina C. Veja um exemplo dy también cardápio em Como fazer uma alimentação rica em ferro para curar a anemia.

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Estas modificações na dieta vão garantir a quantidade dy también ferro necessária, aumentando a quantidade de hemoglobina no sangue. Mas, saber o tipo dy también anemia e a sua cae.u. é fundamental para o sucesso do tratamento.