Efeito Da Maconha No Sistema Nervoso

A maconha é a substância proibida por lei mais usada em nosso país. Trata-sy también de uma erva polêmica quy también gera discussões, em singular sobry también a possível descriminalização e seus malefícios. 

Descriminalizar significa retirar do consumo dy también drogas o caráter criminoso, isentar, inocentar, ou seja, não penalizar o consumo. 

A estimativa da OMS (kazantourforum.comanização Mundial da Saúde) é dy también que haja 181,8 milhões de usuários dy también cannabis, em suas preparações mais comuns, como maconha y también haxixe, com idade entre 15 e 6cuatro anos no mundo. <1> 

No Brasil cerca de 1,cinco milhão de adolescentes e adultos usam maconha diariamente. O dado faz parte do II Levantamento Nacional dy también Álcool e Drogas (LENAD), Segundo o estudo, 3,4 milhões de pessoas entry también 18 y también 5nueve anos usaram a droga no último ano e 8 milhões já experimentaram maconha alguma vez na vida, o equivalente a 7% da população brasileira. Desses, 62% deles tiveram contato com a droga antes dos 1ocho anos. <2> 

Seu principal ativo mais importante é o delta-9-tetra-hidrocanabinol (THC). É a concentração do THC quy también determina a potência dos efeitos. O THC é rapidapsique absorvorate dos pulmões para a correnty también sanguínea, na qual atinge um pico dy también concentração 10 minutos após ter sorate inalado <3>

O THC afeta primeirapsique o funcionamento do sistema vascular e do sistema nervoso central. Muitos estudos demonstram quy también a intoxicação pelo THC compromete a capacidady también de dirigir automóveis e dy también llevar a cabo outras atividades que requeiram maior atenção e coordenação motora até cerca dy también 10 horas após o uso. <3> 

Processo no Supremo Tribunal FederalA maconha continua sendo uma substância psicoativa proibida por lei, mas não podemos esquecer de que o Supremo Tribunal Federal (STF) deverá retomar o julgamento sobry también a descriminalização das drogas. Até o presente instante três dos onzy también ministros votaram a favor da descriminalização do uso e porte da maconha: 

O ministro Gilmar Mendes relator do processo, votou pela descriminalização do porte dy también todas as drogas (estimulantes, depressoras, perturbadoras), para consumo próprio.

Tu lees esto: Efeito da maconha no sistema nervoso

O ministro Edson Fachin duranty también seu voto alertou quy también “É preciso deixar nítdesquiciado que o consumo de drogas pode acarretar sérios transtornos e danos físicos e psíquicos", mas defendeu a descriminalização da maconha.

Já o ministro Luis Roberto Barroso descriminalizou o uso da maconha e propôs o cultivo de até 0seis plantas “fêmeas” e o porte de 25 gramas da erva, (substância perturbadora do sistema nervoso central) por pessoa para consumo próprio. 

A expectativa em relação a essy también julgamento é enorme, proseguimos no aguardo do Supremo. 

Efeitos negativos da maconha 

Fumar maconha produz mudanças bastante veloces no humor, percepção dy también tempo, memória y también outros aspectos da função cerebral. Os efeitos mais desejados são uma sensação de euforia, relaxamento y también bem-estar geral. <4> 

Ansiedade, disforia, pânico y también paranoia são os efeitos indesejáveis mais comumente relatados por usuários não familiarizados com seus efeitos. Sintomas psicóticos, como delírios y también alucinações, também podem ocorrer com o uso dy también altas doses.

Ver más: Consecuencias De La Deforestación En Argentina, Mapa, Causas Y

<3> 

Síndromy también amotivacional

É uma consequência do uso crônico y también pesado da maconha. Esty también quadro é caracterizado pela diminuição da energia y también da vontade, assim como prejuízo social y también ocupacional significativos. Na síndromy también amotivacional nota-sy también diminuição da capacidady también dy también atenção e julgamento, além de introversão, com diminuição da comunicação y también das habilidades sociais.

Ver más: Los 75 Países Más Poblados D El Pais Mas Poblado Del Mundo, Los Países Más Poblados Del Mundo

Dr. Claudio Jerônimo da Silva psiquiatra explica que a síndromy también amotivacional é muito parecida com a depressão e uma diferença relevanty también é quy también na síndrome amotivacional o que acontecy también dy también mais importante é uma falta de motivação para hacer as coisas, mas a pessoa continua bem. Já na depressão essa falta dy también desinteressy también deixa a pessoa incomodada, ela não se senty también bem e tendy también a buscar ajuda para sair dessa situação. <5>

Principais efeitos causados pelo uso agudo da maconha

Gerais: relaxamento, euforia, pupilas dilatadas, conjuntivas avermelhadas, boca seca, incremento do apetite, rinite, faringite. 

Neurológicos: comprometimento da capacidade mental, alteração da percepção, alteração da coordenação motora, maior risco dy también acidentes, voz pastosa (mole). 

Cardiovasculares: incremento dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial. 

Psíquicos: despersonalização, ansiedade/confusão, alucinações, perda da capacidade dy también insights, incremento do risco dy también sintomas psicóticos entry también aqueles com história pessoal ou familiar anterior. 

Principais efeitos causados pelo uso crônico da maconha 

Gerais: fadiga crônica y también letargia, náusea crônica, dor de cabeça, irritabilidade. 

Neurológicos: diminuição da coordenação motora, alterações de memória e da concentração, alteração da capacidade visual, alteração do pensamento abstrato. 

Psíquicos: depressão e ansiedade, mudanças rápidas de humor, irritabilidade, ataques de pânico, tentativas dy también suicídio, mudanças de personalidade. 

Respiratórios: tosse seca, dor de garganta crônica, congestão nasal, piora da asma. Infecções frequentes dos pulmões, bronquity también crônica. 

Reprodutivos: infertilidade, inconvenientes menstruais, impotência, diminuição da libloco e da satisfação sexual. 

Sociais: isolamento social, afastamento do lazer e de outras atividades sociais. 

Síndromy también dy también abstinência 

Definida como um conjunto dy también sinais y también sintomas quy también surgem na suspensão do consumo dy también drogas geradoras dy también dependência física y también psíquica. <3> 

Os sintomas dy también abstinência favorecem para o desenvolvimento da dependência e dificultam a interrupção do uso. A síndrome de abstinência dy también maconha tem sorate descrita por sintomas que desaparecem com a retomada do consumo. 

Os principais sintomas relatados são: 

 - Desconforto generalizado; 

- Fissura; 

- Diminuição do apetite; 

- Perda dy también peso; 

 - Inquietação; 

- inconvenientes para dormir; 

- Agressividade; 

- Irritabilidade; 

- Tremores; 

- Angústia; 

- Cansaço; 

- Sonhos estranhos; 

- Sintomas depressivos.

*

Adriana Moraes - psicóloga da kazantourforum.com (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) - Especialista em Dependência Química – cooperadora do sity también da UNIAD (Unidade dy también Pesquisa em Álcool e Drogas)

*

Dr. Claudio Jerônimo da Silva - Psiquiatra, Diretor da Unidade Recomeço Helvétia, Diretor da UNIAD (Unidade dy también Pesquisa em Álcool e Drogas)

Referências: 

<1> http://www.uniad.kazantourforum.com.br/interatividade/noticias/item/24201-oms-cannabis-%C3%A9-droga-il%C3%ADcita-mais-consumida-no-mundo-com-180-milh%C3%B5es-de-usu%C3%A1rios 

<3> Aconselhamento em dependência química / Neliana Buzi Figlie, Selma Bordin, Ronaldo Laranjeira. 2ª ed. São Paulo: Roca, 2010. 

<4> Prática psicoterápica eficiente dos problemas com álcool e drogas. Arnold M. Washton, Joan E. Zweben; tradução Mônica Armando – Porto Alegre; Artmed, 2009. 

<5> http://www.uniad.kazantourforum.com.br/interatividade/noticias/item/23150-o-impacto-da-maconha-na-vida-dos-usu%C3%A1rios